top of page
Notas em reais

Consultoria

Serviços de Consultoria Financeira

Podemos ajudá-lo a aplicar princípios de Gestão Financeira, Governança, Análise, Planejamento Orçamentário e de Fluxo de Caixa para garantir uma visão clara do seu negócio, mais controle e um fluxo de caixa saudável.  Isso tudo é segurança para a sua empresa.

O que a RATIO pode fazer por você?​
Muitas vezes os problemas de caixa enfrentados pelas empresas não são decorrentes de baixo faturamento ou queda nas vendas, mas de falta de controle e gestão.  Dentro desse cenário, a RATIO ajuda você a desmistificar os conceitos técnicos de finanças e controladoria para que você possa, dia a dia, acompanhar a saúde financeira da sua empresa.  Ajudamos, ainda, a identificar os pontos vulneráveis do seu negócio e as oportunidades de geração de resultados.

Aproveitamos todos os dados da sua empresa para transformar o seu negócio e direcioná-lo à tomada de decisões baseada nos números da sua operação, com a criação de um painel de controle para acompanhamento dos pontos mais sensíveis e criação de insights a ver o seu negócio como jamais visto no passado.

Toda essa abordagem poderá ajudá-lo a:

  • Obter mais controle de seus gastos

  • Planejar o seu fluxo de caixa

  • Automatizar parte da rotina do Financeiro

  • Agilizar o fechamento da Contabilidade

  • Padronizar as tarefas e aumentar a produtividade

  • Entender qual área da sua empresa está deficitária

  • Antecipar-se aos riscos financeiros

  • Escolher as melhores opções de financiamento do seu negócio

  • Desenvolver uma relação com o mercado mais profissional

Oferecemos soluções pensadas para o seu negócio
 

Podemos oferecer a você uma opinião independente sobre a saúde financeira da sua empresa.

Para isso, podemos utilizar das seguintes ferramentas para ajudá-lo:

Auditoria
Tem o objetivo de verificar se as ações, tarefas e procedimentos dessa empresa estão sendo executados de acordo com o que fora planejado e/ou estabelecido pela Direção. É a detecção de desvios. Dessa forma, é possível auditar seu processo de compras, para se verificar, por exemplo, se as compras estão sendo realizadas com base nas melhores condições e preços ou se o setor/pessoa está favorecendo algum fornecedor em benefício próprio.  Podemos auditar, ainda, o departamento financeiro, para assegurar o correto direcionamento dos recursos ou mesmo o pagamento indevido de juros e multa.

 

A confiabilidade desse trabalho está no fato de ser realizado por profissionais externos, sem qualquer vínculo com a empresa, o que concede total liberdade de análise e autonomia na conclusão.

Governança
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. E em maior ou menor grau, alguns princípios são tidos como elementares nesse trabalho como:
  - Transparência: consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. 


  - Prestação de contas (accountability): os agentes devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis;

Quando você criou o seu negócio ele era menor, menos complexo e, por isso, você mesmo cuidava de toda parte administrativa. Mas a empresas cresceu e é aqui que surge a necessidade da governança: para se evitar escândalos, conflitos e desvios de finalidade; valorizar  a imagem da empresa; atrair investidores etc.

Orçamento e planejamento de fluxo de caixa
É muito comum o empresário achar que Balanço Patrimonial e a DRE têm uma única finalidade: atender à burocracia de banco.  Entretanto, esses relatórios revelam a saúde da empresa, as capacidades de pagamento e de geração de caixa, o grau de endividamento etc. Portanto, dispor desses relatórios atualizados e saber utilizá-los é de extrema importância.

Nesse contexto, a implantação de uma política orçamentária, combinada com planejamento do seu fluxo de caixa poderão lhe garantir mais previsibilidade e segurança na gestão do seu negócio. Isso porque é rotineiro o empresário ter ao seu alcance a previsão de vendas/faturamento mas, e as previsões de pagamentos? E os pagamentos sazonais? Os emergenciais poderão ser realizados, há caixa para isso? Deseja investir em um novo equipamento ou reformar o seu negócio: esses gastos caberão no seu orçamentos?

São esses tipos de perguntas que poderão ser rapidamente respondidas a partir do momento que você estiver gerindo o seu negócio com base no orçamento, tomando as melhores e mais acertadas decisões, controlando melhor seus custos e contribuindo, de forma mais assertiva, para a melhoria do resultado do seu negócio.

Planejamento tributário

Comecemos dizendo o que não é planejamento tributário: abrir diversos CNPJs com objetivo de diluir o faturamento entre diversas empresas; deixar de pagar tributos esperando um parcelamento especial; omitir receitas; emitir nota fiscal fora da competência; adulterar relatórios enviados às autoridades fiscalizadoras etc. A todo esse "jeitinho brasileiro" damos o nome de evasão fiscal, que é um conjunto de práticas ilegais que visam a redução da carga tributária. Ela é uma infração grave às normas tributárias, podendo gerar diversas sanções às empresas que a praticam.

Ao contrário, a elisão fiscal um método lícito de se alcançar reduções na carga tributária. Ela depende de estratégias, ferramentas e conhecimento da legislação para poder ser aplicada de forma plena e eficaz. Esse conceito é bastante relacionado a um planejamento tributário afinal, a prática tem por objetivo realizar uma diminuição significativa nos impostos pagos por uma empresa nos conformes da legislação vigente.

O planejamento tributário acontece através da análise dos registros declaratórios dos impostos, já realizados  ao longo do tempo e estudando a sua operação.

Já a Lei do Bem é um incentivo fiscal voltado para alavancar investimentos em inovação nas empresas concedendo redução de IRPJ e CSLL, majoritariamente, e foi instituído pela Lei 11.196/05 e regulamentado pelo Decreto 5.798/06.

Esse benefício fiscal se  dá pela exclusão na base de cálculo do IRPJ e CSLL do percentual de 60%, com possibilidade de adicional de 20%, sobre a soma dos dispêndios ou pagamentos vinculados aos projetos de P&D realizados durante o ano base. Em linhas gerais, a empresa pode ter um "cashback" de até 34% na forma da Lei do Bem.

Os pré-requisitos para se obter esses incentivos fiscais são:

  • Isenções fiscais com a 'Lei do Bem'

  • Empresas enquadradas no regime do Lucro Real;

  • Necessidade de apresentarem Lucro Fiscal;

  • Estar em dia com o pagamento de impostos para apresentação das CNDs;

  • Empresas que invistam em Pesquisa e Desenvolvimento.

Perícia Judicial

Por ocasião de um litígio judicial, é comum o Juizado nomear um perito judicial para esclarecer algum ponto específico da ação como, por exemplo, a confirmação de cálculos trabalhistas.

Ao contrário, um assistente técnico não é um auxiliar da Justiça mas um profissional de confiança do réu que irá lhe assegurar - no direito de ampla defesa - o assessoramento técnico necessário para esclarecer um ponto específico da ação, desde a redação da inicial até a análise de algum quesito que venha a surgir no decorrer do processo.

Além disso, outro papel do assistente técnico é o de acompanhar os trabalhos realizados pelo perito judicial nomeado e de convencê-lo de determinada tese para favorecer a parte interessada.  Cabe, ainda, redigir pareceres, instruir laudos e até criticar, ou melhor, contestar alguma conclusão apresentada pela outra parte.  Assim, desde a elaboração de uma defesa em uma autuação até a realização de um cálculo em uma demissão, o papel do assistente técnico é de auxiliar o seu advogado naquele assunto contábil ou financeiro, que são as nossas  especialidades, com argumentos que contribuirão, positivamente, com a sua defesa.

bottom of page